13 de fevereiro de 2007

Super produção discute a luta de classes.


***O filme mais caro de todos os tempos, feito para celebrar a poderosa maquina de ilusão do cinema americano, seja, a rigor, aquilo que se chamaria não faz muito tempo uma obra de ‘’esquerda’’.
O diretor James Cameron disse; que seu tema primeiro e único é a injustiça social, morreram na tragédia do R.M.S. Titanic mais de 1.500 pessoas das mais de 2.200, a salvação preferencialmente foi para os ricos. Muito disfarçadamente, para não assustar ninguém em Hollywood, ainda mais numa super produção de mais de US$ 200 milhões, a história de Titanic e como a de Romeu e Julieta, mas o tema, embutido dentro dela, é a luta de classes. Há um rapaz pobre ( Leonardo Dicaprio ) que é Jack Dawson e uma moça rica Rose Dewitt Bukater ( Kate Winslet ). Ele é um artista, que desafia convenções, ela e uma moça que nasceu em berço de ouro, mas perdeu toda a sua fortuna e agora depende de um casamento com o milionário Cal Hockley ( Billy Zane ). Numa cena decisiva, Jack e Rose vão as entranhas do navio. Descobrem o inferno em alto mar – as fornalhas que homens que se a semelham a escravos são forçados a manter acesas para que o palácio flutuante exerça seu fascínio sobre os endinheirados que freqüentam seus salões elegantes. Para não deixar duvida sobre por quem bate forte seu coração, Cameron faz suceder a cena do jantar da 1ª classe com a seqüência calorosa da festa da 3ª classe. Os pobres cantam, dançam e bebem num clima de esfuziantes, confraternização. Assim como as cenas do naufrágio; os passageiros da 1ª classe são avisados para colocarem roupas quentes e irem para o convés dos botes já os da 3ª classe apenas são avisados para colocarem os coletes salva-vidas... Os botes são lançados ao mar com passageiros da 1ª classe enquanto os da 3ª classe são trancados. Numa cena do filme uma mãe da 3ª classe fala para seu filho que eles estão apenas esperando, pois depois que os passageiros da 1ª classe entrarem nos botes serão a fez deles. Jack e Rose passam por todo esse sacrifício pela sobrevivência, pois eles estão separados pela injustiça social. Ela deve a oportunidade de se salvar num bote junto com sua mãe Ruth ( Frances Fisher ), que antes de entra perguntou se os botes estavam divididos por classes, mas recusou para salvar seu amor preso injustamente! Ela sobrevive, transformando numa velha ( Gloria Stuart ) que se debruça sobre o seu passado, quando o filme começa. Numa cena excluída do filme, após a festa da 3ª classe, Jack e Rose passeiam pelo convés á noite, ela fala``Agente que conheço se consideram muito importante. Não são nem poeira aos olhos de Deus. Jack ainda brinca com Rose, Sabe, Houve um engano. Você não e um deles. Você foi entregue no endereço errado``.
Talvez não tenha acabado naquela noite horrível mas serviu de lição para muitos, o naufrágio do Titanic.
Contando essa história que até hoje intriga e perturba, o ser humano pode discutir temas como humanismo e ciência. No meio do filme está rivalidade entre o homem e a máquina. O homem pode criar o maior navio do mundo, mas não consegue impedir a fatalidade. Ao bater num iceberg, o Titanic acabou com a lenda do navio insubmergível, aonde ‘’Nem Deus Poderá Afundar Esse Navio’’. Será mesmo que a superprodução de James Cameron discute a luta de classes?***

Titanic o Filme.


***Um símbolo da melhor tecnologia então existente batizado de ’’Navio dos Sonhos’’, assim era definido o Titanic antes de sua viajem inaugural em Abril de 1.912, um sonho que partiu da Inglaterra e virou pesadelo antes de chegar aos Estados Unidos, naufragando nas águas geladas do Atlântico Norte. Para contar essa tragédia que mato mais de 1.500 pessoas o diretor James Cameron correu riscos estouro prazos e orçamentos, esteve a ponto de ser o protagonista do maior desastre de Hollywood, mas o cineasta, não passo a historia do cinema apenas como autor do filme mais caro, o que todo mundo sabe hoje é que ele é o principal responsável pelo filme que mais arrecado em bilheterias em todos os tempos. Um dos principais riscos enfrentados por Cameron foi, a escolha do ator Leonardo Dicaprio, os produtores pensaram em Tom Cruise, mas Cameron um dos poucos diretos de Hollywood com liberdade de fato para trabalhar, ‘’bateu pé’’ talvez Hollywood não tenha gostado com as 14 indicações para o Oscar, Titanic não recebeu indicação na categoria de melhor ator. Dicaprio deu vida a um personagem sem rumo que apenas sabia desenhar. Para contracenar com o jovem ator americano uma jovem atriz inglesa Kate Winslet, os dois são o fio condutor de uma das grandes historias de amor do cinema uma licença poética do diretor James Cameron. Os personagens que eles interpretam não estiveram no Titanic como quase todos os outros que protagonizam o filme, são dois jovens de classes sócias diferentes que se encontram sem imaginar que estão na anti-véspera de uma tragédia, o que importa e a paixão, e naturalmente eles passam a enfrentar todas as barreiras que possam impedir que vivam plenamente a sua historia de amor.
Jack Dawson e Rose Dewitt Bukater são personagens que impõem, para muitos críticos eles respondem mais pelo sucesso do filme que os efeitos especiais criados pelo diretor James Cameron e a própria tragédia coletiva que o filme retrata. Leonardo Dicaprio, acredita que o sucesso se deveu a química entre ele e Kate Winslet. Kate Winslet da mesma forma atribuiu êxito a integração do trabalho, com uma troca de experiências que facilitou o resultado final. E claro que num filme de mais de três horas de duração não basta apenas o desempenho de dois atores para atrair os telespectadores, a escolha da tragédia do Titanic como tema e a recreação do trama coletivo em detalhes, evitendemente são fundamentais na explicação do sucesso. E nunca e demais falar no trabalho de produção de Titanic que começo anos antes, do inicio das filmagens quando o diretor foi até o fundo do mar, mais 4.000 metros de profundidade, em busca de detalhes que só conseguiria encontra nos escombros do Titanic. A replica do navio foi mondada sobre uma plataforma hidráulica no México, mas não houve apenas preocupações de ordem técnica, tudo foi feito de acordo com a época o inicio do século XX, os figurantes por exemplo; tinha que parecer, com rostos familiares foram analisadas uma a uma mais de mil pessoas homens mulheres e crianças.
A produção crio modelos de penteados para as mulheres e os design criaram roupas com tecidos originais. Tudo convergi para a batida do navio num Iceberg, seguido de um naufrágio que demora mais de duas horas. Ai a fabrica de sonhos que é industria América aparece em sua plenitude e James Cameron como seu principal representante. O afundamento do navio num lago artificial com água salgada foi filmado com uma combinação de cenários e animação digital. E agrado os protagonistas: Kate declaro; ter achado graça nas suas caminhadas pelas águas. Leonardo disse; que adoro a cena em que seu personagem aparece ao lado da namorada, os dois pendurados nas grades do navio que está preste a afundar. Billy Zane; se impressiono com os detalhes da produção e acho incrível as cenas do naufrágio... O encontro entre passado e presente em que o cinema e mestre, também marca em Titanic; No filme tudo começa com um flash baque com a personagem Rose bem velha, narrando como tudo aconteceu, a atriz é Gloria Stuart ela não filmava á 50 anos volto, viro atração do Titanic e concorreu ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. E do alto de sua experiencia profissional e de vida ela fala do sucesso de Titanic o filme: o talento e o dinamismo do diretor James Cameron.
A tragédia do Titanic emociono multidões em todo o mundo, com uma super produção cinematografica. A utilização de um fato histórico como matéria prima para a ficção e um recurso que costuma da certo, no caso de Titanic o filme, o sucesso foi alem das previsões mais otimistas. Se o afundamento do Titanic o navio choco pelo inesperado o sucesso de Titanic o filme também não deixa de surpreender pois ele esteve para naufragar antes mesmo de chegar ás telas, mas valeu a persistência de James Cameron autor do roteiro diretor e responsável pela edição final do filme. Hoje o filme Titanic já garantiu seu lugar na historia da industria cinematografica. Maior orçamento maior bilheteria, 14 indicações ao Oscar, quase tudo e superlativo nesse trabalho que ainda tem outra vantagem sobre outros grandes concorrentes na historia do cinema, as filmagens também foram filmadas em detalhes para garantir ao lado da versão final mas um lugar na lembrança dos espectadores. Cameron, viro alvo das filmagens em 1.995 quando desceu ao fundo do Atlântico Norte para buscar nos escombros do Titanic detalhes que ajudariam na reconstrução que faria em estúdio. Depois durante os 07 meses que duro á produção em estúdio montado no México, o diretor filmo muito e também foi muito filmado, assim como os protagonistas do filme Leonardo Dicaprio e Kate Winslet. O brinde da cena do jantar parece, servi como um verdadeiro brinde para comemorar a realização de um trabalho único, que nunca e demais lembra entro de fez para a historia do cinema. A comemoração deve ser de todos os que gostam de cinema, a arte do século XX, um século que começo marcado pela tragédia do Titanic o navio, e que já tem como uma de suas marcas finais o sucesso de Titanic o filme.***

Arquivo do blog

© 2001-2007 Titanic Vip - Globalnic S/A. Todos os direitos reservados.