O Britannic foi um transatlântico inglês que serviu como navio-hospital durante a
Primeira Guerra Mundial. Navegando ao largo da
Grécia em
1916, colidiu com uma mina marítima, naufragando em cinqüenta e cinco minutos.
O
navio tinha as dimensões de 275 metros de comprimento, 28 metros de largura e 56 metros de altura. Tinha capacidade para 329 pessoas em primeira classe; 285 em segunda classe; 710 em terceira classe; e 899 pessoas de tripulação. Na sua capacidade total conseguia acomodar 2223 pessoas. A sua velocidade máxima era de cerca de 22nós. Pesava cerca de 50mil toneladas. Pertencia à mesma classe do
RMS Titanic e
RMS Olympic.
O
navio Britannic foi construido em
1914 e foi um dos três grandes navios (os maiores da altura) da
White Star Line que fizeram parte da frota por volta da mesma época. Eram em muito iguais, principalmente no tamanho, distribuição e vista exterior. A maior diferença residia no peso. Os dois irmãos mais novos tinham cerca de 45mil toneladas enquanto que o Britannic, pelas modificações feitas para resistir melhor a embates (como um casco duplo) e pelo numero de botes ser aumentado entre outras, tinha um peso de cerca de 50mil toneladas.
O Gigantic (nome inicial do navio) começou a ser construido em 30 de Novembro de
1911, na mesma plataforma que o
Olympic foi feito. Depois do desastre do
Titanic, a
White Star, dadas as circunstâncias, decidiu colocar um nome menos agressivo e consequentemente foi mudado para Britannic.
O Britannic foi lançado em 26 de Fevereiro de
1914 e estava previsto começar a sua rota regular entre
Nova Iorque e
Southampton na primavera de
1915. Entretanto, com o inicio da
Primeira Guerra Mundial, o Britannic foi forçado a integrar-se como barco hospital ganhando as letras H.M.H.S. (His Majesty's Hospital Ship) ao nome. O Britannic foi então pintado com as cores internacionais de barcos hospitais, para servir no Mediterrâneo.
Em 21 de Novembro de
1916, o Britannic saiu do porto de
Nápoles em direcção a Moudros. Perto das 8 da manhã houve uma enorme explosão na parte inferior do navio causada por uma mina posta lá duas semanas antes por um submarino alemão (U73). Este navio, sendo em tudo melhorado em relação ao
Titanic, tinha estruturas mais fortes e eficientes que suportavam ter 6 de quaisquer porões inundados. Pensa-se que a mina tenha feito estragos em apenas dois porões mas, por mau funcionamento das portas dos porões e por erros humanos como deixar as janelas inferiores abertas pelo calor (situação explicitamente proibida), o imenso navio afundou-se em cerca de 55 minutos (O
Titanic levara 2 horas e meia).
Com botes salva-vidas suficientes para cerca de 3000 passageiros, os 1066 presentes fizeram uma evacuação rápida. Houve apenas dois incidentes de lançamento dos botes ainda com o navio a trabalhar o que resultou na destruição dos botes pelas pás do
navio e morte das pessoas a bordo.
A útlima pessoa a sair do navio foi o Capitão Bartlett que no último momento «andou» para a àgua, pois a ponte já se encontrava inundada, e nadou até alcançar um bote donde pôde ver o resto do seu amado
navio a afundar-se.
Ao todo 1036 pessoas foram salvas e 30 perderam a vida.
No dia 21 de Novembro de 2007 o HMHS Britannic completou 91 anos de uma história!