22 de dezembro de 2007

1945, o maior naufrágio do mundo.


No inverno de 1945, bem no final da 2ª Guerra Mundial, um navio alemão que transportava milhares civis refugiados da guerra, o Wilhelm Gustloff, foi afundando por um submarino soviético nas águas do Mar Báltico. Quase todos os que estavam a bordo pereceram afogados ou devido a hipotermia provocada pela baixíssima temperatura do mar. O número de vítimas foi tamanho – é tido como o maior naufrágio civil do mundo - que superou em muito as do transatlântico Titanic, cujo afundamento ocorreu em 1912, sem porém que provocasse a mesma comoção.


Fuga pelo Báltico
“Matem! Matem!.. Usem a força e quebrem o orgulho racial dessas mulheres alemãs. Peguem-nas como legítimo botim. Avante como uma tempestade, galantes soldados do Exército Vermelho.”Ilya Ehrenburg, jornalista soviético, 1945
Numa daquelas noites prussianas gélidas do Norte europeu, em 30 janeiro de 1945, com o termômetro marcando 10° abaixo de zero, o ex-cruzeiro de luxo alemão M/S Wilhelm Gustloff, de 25 mil toneladas - desde 1940 transformado em hospital flutuante - , deslocava-se apinhadíssimo de gente pelo Mar Báltico. Projetado para levar duas mil pessoas, carregava naquele momento mais de nove mil, a maioria mulheres e crianças que fugiam da invasão russa. O Exército Vermelho vinha , por assim dizer, nos calcanhares deles, seguindo a mesma rota que os seus antepassados mongóis, no século 13, usaram para atingir o Ocidente. Os que escapavam eram civis alemães que até então moravam na Prússia Oriental e nos Estados Bálticos que, apavorados, fugiam pelo Golfo de Danzig da vingança dos soviéticos. Organizaram para eles uma espécie de solução de emergência, recolhendo-os dos portos do leste da Alemanha para que alcançassem, por mar, as áreas mais seguras do Ocidente. Os que iam a bordo não tinha a mínima idéia que seriam os protagonistas da maior tragédia marítima de todos os tempos, quase superior seis vezes as vitimas do transatlântico Titanic, naufrágio ocorrido 32 anos antes (1.517 mortos).


O naufrágio
O naufrágio do W. Gustloff, janeiro de 1945 Quando haviam cumprido a metade do caminho, um pouco depois das 21 horas, três torpedos do submarino russo S-13 os atingiram. O Wilhelm Gustloff logo adernou. A multidão que se agarrava no convés começou a ser jogada na água. Outros, apavorados, saltavam diretamente lá do alto. A gritaria no convés era acompanha de tiros dos que preferiam suicidar-se ou atirar nos familiares antes. Os soldados feridos, imobilizados, despediam-se uns dos outros. Como distribuir os botes salva-vidas para 9.343 passageiros, sendo que muitos deles estavam cobertos de gelo? O SOS foi lançado e aos poucos começaram a chegar os auxílios. Os faróis dos barcos e das lanchas de socorro vararam a noite inteira em busca de sinais de vida, enquanto corpos, milhares deles, vagavam sem destino em meio aos blocos de gelo, boiando salpicados de neve. Os que conseguiam ser resgatados estavam enregelados, as mãos azuladas e encarangadas e o olhar petrificado. Ao amanhecer as equipes de salvamento haviam retirado 1.239 náufragos ( outros reduzem-nos para 996) daquele horror. A situação só não foi pior porque eles estavam próximos ao litoral da Pomerânia, mesmo assim supõe-se que oito mil pereceram.Os submarinos soviéticos continuaram por perto praticando a caça e, dez dias depois, afundaram o General von Steuben (3 mil mortos) e ainda, em 16 de abril de 1945, puseram a pique o Goya (cerca de 7 mil, a maioria soldados). Portanto, em matéria de matança de civis o M/S Wilhelm Gustloff, realmente empunhou a taça da desgraça. Se bem que a operação de remoção do maior número possível de civis alemães orientais foi tida como um sucesso, pois conseguiram o translado de 2 milhões deles para fora da órbita soviética, a tragédia daquele barco de turismo adaptado para às pressas para a fuga, perdurou no tempo como um desastre que poderia ter sido evitado, não fosse o clima de revanche que embalava os soviéticos. Revanche que se estendeu para os maus tratos da grande parte da população civil do Leste da Alemanha, com ondas de estupros, pilhagens, saques, desordens, espancamentos e brutalização geral dos vencidos.


Um roteiro de atrocidades
Na época dizia-se que era merecido. Que os alemães haviam se portado do mesmo modo quando adentraram na URSS em 1941. Quem começou a reverter esta opinião entre eles, foi Alexander Soljenitsine. Cada vez mais furioso com o regime comunista, Soljenitsine que fez parte das tropas de ocupação – era oficial de artilharia - pessoalmente testemunhou as atrocidades que seus conterrâneos haviam cometido. Envergonhado, acabou por denunciar aqueles horrores num longo poema intitulado Prosskie Nochi (Noites Prussianas, 120 páginas, 1974), revelando à opinião pública da então URSS, o que de fato acontecera na Alemanha naqueles meses de conquista e ocupação, quando pelotões inteiros de soldados russos submetiam as alemãs, dos oito aos sessenta anos, a estupros coletivos, cortando o pescoço daquelas que resistiam ou se lhes opunham. Ele acreditou que tudo aquilo decorreu, que deu-se tal roteiro de atrocidades, devido os comunistas “ terem afastado a Rússia de Deus”, retirando do soldado raso, dos Ivans que passaram a acampar na Alemanha, qualquer sentimento de piedade ou compaixão para com os derrotados. Ao contrário, incitou-os aos barbarismos a pretexto de estarem lutando contra o decadente mundo burguês em sua forma fascista.

Dez anos do filme Titanic.


Há exatamente uma década, ´Titanic´, de James Cameron, era lançado nos cinemas dos EUA sob grande expectativa do meio cinematográfico e pressão da imprensa.


No momento em que ´Titanic´ chegou aos cinemas americanos, James Cameron sofria uma enorme pressão da Fox e da imprensa. A questão era uma só: o orçamento de US$ 200 milhões investidos na produção. Há dez anos o investimento de duzentos milhões de dólares num filme era tido como inconcebível e Cameron, entre outras acusações, foi tachado de louco e ´megalomaníaco´. Como se investir tanto dinheiro num filme que todos sabem qual foi o final?, era a pergunta dominante em Hollywood.Para realizar ´Titanic´, James Cameron, 53, usou seus conhecimentos como bacharel em física. Embarcou num submarino e dirigiu um robô para filmar o interior do próprio Titanic, reconstituiu o interior do navio em 90% do tamanho original e construiu um enorme tanque numa cidade praiana do México, onde os atores mergulharam nas filmagens das cenas submarinas. Além disso, fez extensa pesquisa sobre a confecção do navio, seus salões, corredores, compartimentos e até dos setores que dividiam as classes sociais dos passageiros, o trajeto da viagem inaugural, a lista dos passageiros e suas ações na embarcação, os eventos que precederam o choque com o monumental iceberg fatal.


Romantismo e realidade:

Ao estrear nos cinemas, ´Titanic´ causou um grande impacto. Tudo era visceralmente real. Para espanto de todos, uma história de amor entre duas pessoas de classes sociais diferentes emoldurava uma tragédia cuja reconstituição atingia em cheio a emoção da platéia. Cameron conseguia a proeza de, mesmo não poupando aos seus românticos e apaixonados personagens de um final tão trágico quanto o que atingiu o navio na madrugada de 14 para 15 de abril de 1912, transformar seu filme num monumental sucesso.Na estréia, obteve uma boa média de público, mas nada espetacular que prenunciasse a recuperação do investimento. O diferencial foi se configurando a partir da segunda semana quando essa média começou a subir. A explicação: o boca-a-boca do público. ´Titanic´ era um sucesso, adorado principalmente pelas mulheres que se encantavam com Leonardo Di Caprio, se viam na pele de Kate Winslet e se emocionavam com uma história de amor tragada por uma tragédia, mas que sobrevivia na memória de uma cativante senhora de quase 90, Rose DeWitt Buketer. Um colar serve como instrumento de ligação entre passado e presente e da fantasia tratada como realidade. Cameron preenche os corações românticos com a vitória final do amor.´Titanic´ trouxe de volta ao cinema não apenas o clima do romantismo dos clássicos do passado, mas o prazer do público em assistir a uma história contada com realismo e apreciada com plena emoção. Envolvente, ´Titanic´ faz aquilo que o cinema objetiva fazer, reconstituir a realidade e trazer o espectador para o seu interior.´Titanic´ continua ostentando o posto de maior recordista de público e bilheteria da história do cinema com US$ 1,8 bilhão. Uma marca que o próprio Cameron poderá quebrar, em 2009, quando seu novo filme, a ficção-científica ´Avatar´, chegar aos cinemas.

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