20 de janeiro de 2008

16 de Janeiro de 1998!


No dia 16 de Janeiro de 1998 TITANIC de James Cameron estreava em mais 160 cinemas em todo o Brasil!

Uma data que entraria para a história do cinema mundial!

Titanic é um filme estadunidense de 1997 ganhador de 11 estatuetas dos Óscares, dos gêneros drama/romance/tragédia, dirigido e co-produzido por James Cameron e com roteiro baseado na história do desastre do navio RMS Titanic, ocorrido em 1912.


Sinopse:

O filme começa em 1997, com uma expedição aos destroços do Titanic. O caçador de tesouros Brock Lovet anda em busca de um colar de diamante chamado The Heart of the Ocean. Infelizmente, a expedição não é muito satisfatória, conseguindo trazer à superfície só um retrato de uma mulher nua usando o mítico colar. Rosa Dawson, uma anciã de 101 anos, vai até a expedição dizendo que ela sabe quem é a mulher do retrato: é ela mesma. Na verdade Rose Dawson, é Rose DeWitt Bukater, uma jovem da aristocracia britânica que todos pensam ter morrido no RMS Titanic. Rose começa a contar tudo:
No dia
10 de Abril de 1912, o Titanic estava pronto para zarpar e Rose embarcou junto com sua mãe, Ruth DeWitt Bukater, e seu noivo, Caledon Hockley, em primeira classe. Entretanto, Jack Dawson, um pobre pintor, embarca em terceira classe. Uma vez a bordo, Jack apaixona-se por Rose ao vê-la no deque da primeira classe. Rose não era feliz, mesmo sendo rica e por isso, a noite, tentou suicidar-se. Quando estava prestes a fazê-lo, Jack convence-a a desistir. Mais tarde, conhecem-se melhor e Jack leva Rose até a terceira classe, onde havia festas de verdade. Numa das festas, Rose percebe que há uma vida diferente da sua, uma vida sem luxo, arrogância e jantares aborrecidos. Longe dali, Caledon faz diversos planos para separar Rose de Jack, mas todos falham. O Titanic bate num iceberg, e a água começa a invadir os compartimentos baixos.
O navio afunda pela
proa e os botes são baixados. Ruth embarca num bote com Rose, mas quando o bote começa a ser baixado, Rose salta de volta para o navio. Ela reencontra-se com Jack na escadaria principal de primeira classe. Caledon tenta matá-los, disparando com uma pistola. Jack e Rose descem a escadaria até ao salão de recepções de primeira classe, que está inundado. Caledon desiste de os perseguir ao ver o nível da água e volta ao deque superior e embarca num bote, enquanto a água inunda o deque. O navio inclina-se, e tudo dentro do navio começa a deslizar em direcção às águas geladas. A luz apaga-se e o navio parte-se ao meio. A popa coloca-se numa posição vertical. Finalmente, o luxuoso navio desaparece debaixo das ondas. Jack faz Rose prometer que vai viver e ser feliz. Rose promete, mas Jack não sobrevive. Quando os sobreviventes são resgatados, Rose renomeia-se como Rose Dawson. Devido a troca de nomes, todos pensam que Rose morreu no Titanic.
De volta ao presente, Rose revela ter consigo o Heart of the Ocean, e deita-o ao mar, pensando que é lá que ele deve permanecer. Mais tarde Rose está a dormir e sonha que passeia pelo Titanic, e chega na escadaria, com todos olhando para ela. Jack espera-a no cimo da escada. E os dois beijam-se loucamente.


Elenco:
Leonardo DiCaprio .... Jack Dawson
Jack é o protagonista do filme, junto com Rose. Ele é um jovem de dezenove anos, de origem humilde, sem rumo e sem lar, e que em um golpe de sorte ganhou a passagem para a viagem inaugural do navio Titanic em um jogo de
pôquer. À bordo, conhece Rose DeWitt Bukater em uma situação deveras incomum: enquanto esta tentava suicídio.
Kate Winslet .... Rose DeWitt Bukater
Rose é a protagonista do filme, junto com Jack Dawson. Ela é uma garota criada no seio da
burguesia, tentando manter a riqueza e o luxo através de um casamento forçado pela mãe. Embarca no transatlântico Titanic em sua viagem inaugural, e lá conhece Jack Dawson, pobre pintor por quem se apaixona.
Gloria Stuart....Rose idosa
A velhinha de mais de cem anos, Rose, é levada ao centro de pesquisa e conta toda a sua história no Titanic. Ela é a narradora de toda a trama romântica do filme. A atriz Gloria Stuart há muito tempo não filmava.
Billy Zane .... Caledon 'Cal' Hockley
Kathy Bates .... Molly Brown
Frances Fisher .... Ruth Dewitt Bukater
Bill Paxton.... Brock Lovett
Bernard Hill .... capitão Smith
David Warner .... Spicer Lovejoy
Victor Garber .... Thomas Andrews
Jonathan Hyde .... Bruce Ismay
Suzy Amis .... Lizzy Calvert
Jenette Goldstein .... Mãe irlandesa


Polêmicas:

O filme trouxe muitas polêmicas. Por exemplo, seu alto custo, que foi tema de críticas desde antes de finalizar a produção. O fato de que teve mais destaque o romance ao desastre e ainda inumerosas incorreções históricas, apesar do empenho de Cameron de cuidar de todos os detalhes.
Não há provas de que o primeiro oficial W. Murdoch se suicidou. Há registros de que se efetuaram disparos para o alto e uma lenda de que um oficial se suicidou. Há quem assegure que o oficial foi o capitão, outros dizem que foi um oficial superior, porém ninguém relaciona este fato com W.Murdoch (há testemunhas que disseram tê-lo visto na água em um bote e, ainda estava ajudando a tirar pessoas de dentro da água para colocar dentro do bote).
Quando o sobrinho de Murdoch, Scott Murdoch, viu o filme e viu seu tio aceitar um suborno (mas depois ele jogou fora), matar um passageiro e depois se matar, achou que essa interpretação mostrou um lado errado de seu tio, que se empenhou para salvar o maior número possível de pessoas. James Cameron mais tarde foi a cidade natal de Murdoch e pediu desculpas pelo o que foi mostrado no filme.
Este filme, igual a muitas outras produções cinematográficas, mostra que o Titanic dá a marcha ré para evitar a colisão (alguns filmes ainda destacam que isso foi um erro), é certo que o oficial W. Murdoch deu ordens de marcha ré ao timoneiro para evitar a colisão, porém julgando o tamanho do leme, do navio e da maquinaria da época, os motores de um navio da classe Olympic necessitavam de mais de um minuto só para parar e provavelmente mais outro para reverter a velocidade, o Titanic teve somente 40 segundos desde que foi dado a ordem até a colisão fatal. Isso indica que no momento da colisão, as hélices do Titanic estavam girando muito rapidamente. No filme é exibido que em menos de 40 segundos o navio desacelerou, freou, inverteu o sentido das hélices e estava em potência máxima para trás. Seguramente esta cena espectacular é de grave erro técnico.
O filme mostra o engenheiro Andrews fazendo uma estimativa de uma hora para o Titanic afundar; entretanto, realmente sua previsão foi de duas à quatro horas.


Premios e Indicações:

Oscar 1998 (EUA)
Venceu nas categorias de
Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Som, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção (My Heart Will Go On).
Indicado nas categorias de Melhor Atriz (Kate Winslet), Melhor Atriz Coadjuvante (Gloria Stuart) e Melhor Maquiagem.
Globo de Ouro 1998 (EUA)
Venceu nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção (My Heart Will Go On).
Indicado nas categorias de Melhor Ator - Drama (Leonardo DiCaprio), Melhor Atriz - Drama (Kate Winslet), Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante (Gloria Stuart).
BAFTA 1998 (Reino Unido)
Indicado nas categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Maquiagem, Melhor Desenho de Produção, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais.
Prêmio César 1999 (França)
Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
MTV Movie Awards 1998 (EUA)
Venceu nas categoria de Melhor Filme e Melhor Ator (Leonardo DiCaprio).
Indicado nas categorias de Melhor Atriz (Kate Winslet), Melhor Vilão (Billy Zane), Melhor Beijo, Melhor Sequência de Ação, Melhor Dupla (Leonardo DiCaprio e Kate Winslet) e Melhor Canção Original (My Heart Will Go On).
Grammy 1999 (EUA)
Recebu o prêmio de de Melhor Canção Criada para o Cinema (My Heart Will Go On).
European Film Awards 1998
Venceu na categoria de Melhor Atriz - Voto Popular (Kate Winslet).
Prêmio Eddie 1998 (American Cinema Editors, EUA)
Recebeu o prêmio de Filme Melhor Editado.
Academia Japonesa de Cinema 1998 (Japão)
Venceu na categoria de Melhor Filme estrangeiro.


Curiosidades:
Para filmarem Titanic, foi construído nos estúdios da
FOX, no México, uma réplica idêntica do navio, porém 10% menor que o original.
Com o dinheiro gasto para a produção do filme e a realização da réplica do navio (200 milhões de dólares) seria possível construir o Titanic original, corrigindo a inflação;
Em muitas cenas externas - fora do navio - é possível ver as ondas e outras oscilações na água, devido ao set ter sido construído ao lado de uma praia.
Está em
2° lugar na lista dos filmes com mais erros - 243 no total- , ficando atrás apenas de Jurassic Park, com nada menos que 272 erros.
A mega produção custou 200 milhões de dólares e rendeu mais de um bilhão e 800 milhões de dólares em bilheteria no mundo todo.
A
trilha sonora é de James Horner, sendo destaque o tema principal "My Heart Will Go On", interpretada por Celine Dion.
O filme ganhou onze estatuetas do Oscar e é, até hoje, o filme de maior sucesso de bilheteria em todos os tempos.
Titanic foi filmado no México.
As roupas que Jack Dawson vestiu no filme custam nove mil dólares.
James Cameron, o diretor, passou doze horas num submarino para investigar o Titanic afundado.
Kate Winslet fez curso para aprender a falar o inglês americano sem sotaque de seu inglês britânico.
A primeira cena que Leonardo e Kate filmaram foi a da pintura.
Leonardo ganhou 2,5 milhões de dólares de salário.
A água em que eles filmaram era fria mesmo. A quente, com o vapor, embaçaria as lentes das câmeras.
A cena em que Jack está preso foi gravada onze vezes.
Rose fala 74 vezes "Jack" durante o filme.
Os desenhos que Jack Dawson fez no filme, na verdade, foram feitos por James Cameron, o diretor.
O filme tem três horas e quinze minutos de duração.
O navio Carpathia que aparece no final é um truque de computador.
A réplica do diamante "Heart of the Ocean" foi usada por Celine Dion no Oscar para cantar o tema musical de Titanic.
Gloria Stuart, a velha Rose, tem mais de oitenta anos e voltou as telas em Titanic depois de mais de quarenta anos sem filmar.
Antes de anunciar o desenvolvimento desse filme, o diretor James Cameron filmou várias seqüências de icebergs da Nova Scotia, sob o pretexto de estar fazendo um filme chamado "Planeta Gelo".
O filme contém tomadas mostrando o verdadeiro Titanic, feitas sob 4000 metros de profundidade. Para conseguir isso, Michael Cameron, irmão de James, inventou uma câmera capaz de filmar sob grandes pressões sem se quebrar.
A réplica do Titanic que se vê no filme é apenas 10% menor do que o original.
Na última noite de filmagens na Nova Scotia, um ou mais "brincalhões" de plantão misturaram PCP (pó-de-anjo) no jantar servido à equipe técnica e elenco. 80 pessoas ficaram doentes e muitas foram hospitalizadas com alucinações.Bill Paxton admitiu ter se sentido desanimado por duas semanas depois do incidente.
A Seqüência em que o navio se quebra foi feita com uma maquete e não com efeitos de computador. A cena em que os personagens de Kate e Leo em que Kate grita : "I'm Flying !"; é metade real e metade virtual . Nessa cena, eles usaram o pôr do sol real que Cameron filmou e simulá-lo com outro por do sol gerado por computador, água gerada por computador e dar um jeito de colocar os atores num deck de um modelo de 14 m . O lugar onde eles estão tinha poucos centímetros de altura.
Ao custo de 10 milhões de dólares o Titanic de Cameron estava montado em plataformas móveis permitindo total movimentação e total submersão num tanque com 69 milhões de litros de água.
David Warner (Lovejoy) já havia aparecido em dois filmes nos quais o naufrágio do Titanic é abordado: "S.O.S. Titanic" (1979) e "Os Bandidos do Tempo" (de Terry Gilliam) - no entanto, ele não estava a bordo do navio neste último.


Trilha sonora:
Never An Absolution (instrumental)
Distant Memories (instrumental)
Southampton (instrumental)
Rose (instrumental)
Leaving Port (instrumental)
Take Her To Sea, Mr. Murdoch (instrumental)
Hard To Starboard (instrumental)
Unable To Stay, Unwilling To Leave (instrumental)
The Sinking (instrumental)
Death of Titanic (instrumental)
A Promise Kept (instrumental)
A Life So Changed (instrumental)
An Ocean of Memories (instrumental)
My Heart Will Go On (
Céline Dion)
Hymn To the Sea (instrumental)


Dez anos depois Titanic ainda e inesquecivel!!!

Arquivo do blog

© 2001-2007 Titanic Vip - Globalnic S/A. Todos os direitos reservados.