8 de abril de 2007

10 de Abril de 1912.


10 de Abril de 1912. Uma gloriosa estréia, no porto de Southampton na Inglaterra. A reluzente superestrutura branca do R.M.S. Titanic eleva-se gigantesca e, acima dela, as chaminés de listas coloridas erguem-se contra o céu como pilastras de um enorme templo. Ao meio-dia o toque do apito e anunciado para a partida do navio para a sua primeira viagem inaugural. A bordo as pessoas mais ricas do mundo e as mais pobres, na viagem do maior e mais luxuoso navio que ‘’Nem Deus Poderia Afundar’’...

Capitão e outros oficiais "Sea Diamond" acusados de negligência.


A Promotoria grega acusou no dia 07, o capitão e outros cinco oficiais do cruzeiro "Sea Diamond" de negligência, pelo choque do navio com um arrecife, que provocou seu naufrágio nesta quinta-feira, em frente à ilha de Santorini no mar Egueu.

No total, 1.200 passageiros e 400 tripulantes se encontravam a bordo do Sea Diamond, que realizava um cruzeiro pelas Cíclades, pelo Dodecaneso e por Creta. Santorini era a última escala antes que o navio voltasse para o porto do Pireu, em Atenas.
Além desta acusação, os tripulantes deverão responder por violação das leis de segurança de navegação, e contaminação do meio ambiente, pelas 450 toneladas de combustível derivado de petróleo que permanecem nos destroços do cruzeiro.
O promotor da ilha de Naxos apresentou as acusações, e ordenou que os seis acusados permanecessem em liberdade provisória até que seja fixada uma data para o julgamento.
O capitão Ioanis Marinos, de 35 anos, além do primeiro, segundo e terceiro oficiais do navio, do assistente dos oficiais e do encarregado de manutenção da embarcação, foram convocados a responder pelos erros que cometeram nas manobras do cruzeiro e na operação de evacuação.
A Promotoria acusa o capitão de ter demorado 40 minutos para avisar à Capitania sobre a colisão, segundo relatos de ocupantes e membros da tripulação, que alegaram terem sido eles os primeiros a avisar às autoridades locais sobre o acidente.
A operação de evacuação demorou mais de três horas, durante as quais o navio correu o risco de virar com os ocupantes a bordo.
Dois franceses, Jean Christopher Allain, de 45 anos, e sua filha Nayd Allain, de 16, teriam ficado presos no quarto, próximo ao lugar onde ocorreu a rachadura no casco do navio, e permanecem desaparecidos.
As autoridades gregas vêm utilizando barcos de limpeza para conter o alastramento de óleo que vaza do navio.

Sea Diamond.


Cruzeiro roça a tragédia no mar Egeu, dois passageiros ainda desaparecidos.

As cerca de 1,6 mil pessoas a bordo foram retiradas com segurança do Diamante do Mar, que se chocou com rochas e afundou a cerca de 1,8 km da ilha grega de Santorini.
Apenas os dois franceses – Jean-Christophe Allain, de 45 anos, e sua filha de 16 anos, Maud –, não foram localizados depois do incidente.
Segundo o correspondentes, os dois ocupavam um quarto junto com a esposa e o filho do casal, que conseguiram escapar com segurança.


Resgate
O navio, de bandeira grega, enviou um sinal de socorro nesta quinta-feira dia 05/07 e afundou 15 horas depois.
Navios comerciais e seis helicópteros da marinha grega, alem dos botes salva-vidas foram usados no resgate dos cerca de 1,2 mil passageiros e 400 tripulantes.
Foram necessárias três horas para retirar todos do barco.
As pessoas foram levadas para o porto grego de Piraeus, o destino original da embarcação.
Muitos dos passageiros eram turistas da Alemanha dos Estados Unidos e da Espanha e alguns do Canadá.

Chave de carteiro do Titanic será leiloada na Inglaterra.


As chaves do carteiro do navio Titanic serão leiloadas nesse mês no sul da Inglaterra por um preço inicial de US$ 100 mil, informaram fontes locais. Oscar Woody, carteiro do lendário Titanic, era responsável por dividir a correspondência dos passageiros do navio, que afundou nas águas do Atlântico Norte em 14 de abril de 1921, após a colisão com um iceberg. Woody e cinco dos seus empregados foram considerados "heróis" por terem salvado algumas das 400 mil cartas e pacotes da embarcação, que planejava percorrer em seis dias o trajeto do porto de Southampton, na Inglaterra, até Nova York, nos EUA. Depois da colisão do barco, os cinco carteiros salvaram as bolsas (algumas chegavam a pesar cerca de 45 kg), e morreram logo depois. As chaves do escritório postal do Titanic serão leiloadas em 21 de abril pela Henry Aldridge & Son, em Wiltshire. Também entrarão no leilão outros objetos famosos do transatlântico.

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