14 de abril de 2007

R.M.S. Titanic 95 anos.


Após a chegada do navio Carpathia em Nova Iorque no dia 18 de Abril, vários navios foram enviados para recuperar os cadáveres, para o reconhecimento. Enquanto isso no dia 19 de Abril, é iniciado o inquérito pelo Senado dos Estados Unidos sobre o desastre. O Senador William A. Smith é o presidente. São ouvidas 82 testemunhas. O único que podia dizer o que realmente aconteceu foi o engenheiro Thomas Andrews, mas ele também havia morrido na tragédia. No dia 25 de Maio de 1912, é encerrado o inquérito do senado Americano Os propriedarios da WSL não sofreram penalidades, pois para a época o número de botes estava de acordo com a lei. No total salvaram-se: 54 homens da 1ª classe e 145 mulheres e crianças, totalizando 199. 142 homens da 2a classe e 24 mulheres e crianças totalizando 119. 69 homens da 3a classe e 105 mulheres e crianças totalizando 174. Da tripulação se salvaram 214, entre homens e mulheres. No total, 706, mas esse nunca foi o número oficial da tragédia assim como o número de mortos que é 1500 ou talvez mais! O navio RMS Titanic partiu do porto Southampton na Inglaterra, no dia 10 de Abril, era o maior navio e mais luxuoso do mundo. Na noite de 14 de Abril após bater num iceberg o navio entraria para a eternidade afundando na madrugada do dia 15, levando consigo mais de 1500 almas. Durante o naufrágio, os passageiros atravessaram por todos os estágios da morte: medo, abandono, raiva, depressão e aceitação.Todo o espectro do comportamento humano revela-se em duas horas e quarenta minutos a bordo do navio. Que no dia 15 de Abril de 2007 completa, 95 anos que afundo nas águas geladas do Atlântico Norte por volta das 02:20, matando mais de 1.500 pessoas Essa tragédia abalou o mundo por muitos anos, é até hoje ainda não foi esquecida. Hoje o navio RMS Titanic é um tumulo no fundo do mar, para mais de 1500 pessoas, aonde ele repousa há quase 4 kls de profundidade. Um, tumulo que esconde muitas lendas e mitos, sobre essa tragédia. O mistérioso navio RMS Titanic, só veio a ser descoberto no dia 1 de Setembro de 1985, pelo Dr. Robert Ballard e sua equipe, numa expedição ao fundo do mar. * 10 de Abril de 1912. + 15 de Abril de 1912.

15-18 de Abril de 1912.


15 de Abril: Após o navio ter afundado as 02:20, muitas pessoas ainda se mantém vivas boiando na superfície, seus gritos de angustia diminuindo lentamente até se transformarem em um longo e contínuo canto de lamentação. Misericordiosamente em pouco menos de 10 minutos a morte por congelamento os atinge, poupando-os do afogamento. Dos 20 botes salva-vidas que estavam por perto somente um volto, para procurar por sobreviventes, foi o bote de numero 14, que estava no comando do quinto oficial Lowe. Mas chega tarde, e somente 6 pessoas são encontradas ainda vivas, 6 entre 1500 corpos. ‘’Momentos depois, as 700 pessoas nos botes salva-vidas não podiam fazer nada a não ser esperar... esperar para morrer, esperar para viver, esperar por um perdão que nunca viria’’... Por volta das 05:00 da manha do dia 15, o navio Carpathia, chega ao local e começa a resgatar os sobreviventes dos botes e a recolher alguns cadáveres. Ele também teve a missão de informar a Nova Iorque sobre a tragédia. O último bote salva-vidas (no 12) é pego, por volta das 09:00 da manha. O segundo oficial Lightoller é o último sobrevivente a entrar no Carpathia. O navio Californian que estava próximo do Titanic, cerca de 10 milhas, que por infelicidade não conseguiu receber seus pedidos de socorro, pois o telegrafo estava desligado, chego próximo ao Carpathia, e se dirige para o local do naufrágio para procurar por mais sobreviventes, mas não há mais ninguém a ser salvo. O Carpathia parte para Nova Iorque EUA com mais de 700 sobreviventes, deixando para traz mais de 1500, pessoas que perderam a vida na tragédia... 16 de Abril: O navio Carpathia continua seguindo seu rumo para Nova Iorque com os sobreviventes do RMS Titanic, a bordo do navio muita dor dos sobreviventes que perderam seus familiares e amigos... Mesmo o jornal The New York Times ter dado a noticia do afundamento na madrugada do dia 15 de Abril já que o sinal de radio do jornal capto uma mensagem de socorro do Titanic, e com muitas outras noticias sobre a tragedia, muitas pessoas ainda achavam que era boato e aguardaram o Titanic no porto no dia 16, data prevista de sua chegada... se a tragédia não tivesse acontecido! 17 de Abril: A White Star Line contrata o navio Mackay-Bennet em Halifax para procurar por corpos na área do desastre. 18 de Abril: Por volta das 21:00, o Carpathia e, os sobreviventes do Titanic chegam à Nova Iorque. Conforme ele passa pela Estátua da Liberdade, 10.000 pessoas estão presentes para esperar. Dezenas de repórteres estão no aguardo de notícias. Muitas pessoas foram ao porto para ver se encontravam parentes ou amigos. Alguns, puderam abraçar com carinho o seu familiar ou aquele amigo que vinha da Inglaterra para os EUA, já outros voltaram para casa com um vazio, um vazio que ficou profundamente marcado no dia 15 de Abril de 1912...

14 e 15 de Abril de 1912.


14 de Abril: Noite de 14 de Abril, grande parte dos passageiros já havia se recolhido. O mar estava excepcionalmente calmo não havia lua quando o vigia da proa toco o sino de aviso três vezes alertando a ponte de comando que avistara um Iceberg. O oficial Murdoch que estava no comando do navio, ordenou uma manobra para estibordo, mas a reação das máquinas não foi suficiente rápida. O Titanic bate de raspão com a parte do casco abaixo da linha dágua.O impacto é notado por vários passageiros como um tremor seguido por um rangido metálico. O Capitão chega na ponte, onde recebe o relatório do acontecido é ordenada parada total. O iceberg havia danificado o casco cerca de 3 metros acima da quilha e por uma distancia de aproximadamente 92 metros. A água entra rapidamente pelo porão de vante, pelos porões de carga 1, 2 e 3, e pelas salas de caldeiras 5 e 6, a qual apresenta 8 pés de água. 15 de Abril: O capitão Edward John Smith e o engenheiro Thomas Andrews, descem aos conveses inferiores para verificar os danos do navio. Andrews perceber que a grande extensão dos danos condenou seu navio à morte e que logo ele estaria sob as águas, entre uma hora ou duas no máximo. O capitão da ordem para que todos abandonem o navio, ele sabe que nem todos seriam salvos pois havia apenas 20 botes salva-vidas para mais de 2200 pessoas a bordo! Smith ordena aos telégrafos que inicie o envio de pedidos de socorro. O único navio que respondeu ao chamado foi o navio Carpathia que está a 94 km de distância, cerca de 4 horas do Titanic. A banda começa a tocar musicas alegres, no convés dos botes para evitar pânico! 00:45 os oficiais começam a lançar os botes ao mar, o primeiro foguete e lançado causando pânico na multidão! ‘’Apenas mulheres e crianças’’ essa foi uma frase, repetidamente reforçado no navio. Esta regra, junto com informações incorretas sobre os limites máximos de peso nos botes, fez com que vários deles fossem lançados ao mar com apenas metade de sua capacidade. A 1a classe assim como a 2a classe, teve acesso com mais facilidade para chegarem aos botes, mas quando os passageiros da 3a classe quiseram chegar até lá em cima foram, barrados pelas portas que impediam o seu acesso ás dependências da 1a classe. As 02:05, todos os botes já haviam abandonado o navio com mais de 700 passageiros, o mar já invadia toda a área nobre do Titanic. A monstruosa embarcação afundava e rangia devido ao peso da proa. Muitos sobreviventes dizem ter ouvido um forte barulho, provavelmente quando o casco se dividiu em dois e mando a parte da proa para o fundo do mar. A parte da popa ainda se elevou antes de afundar as 02:20 levando com ela as infelizes almas. Durante o naufrágio, os passageiros atravessam por todos os estágios da morte:medo, abandono, raiva, depressão e aceitação.Todo o espectro do comportamento humano revela-se em duas horas e quarenta minutos a bordo do navio. Que no dia 15 de Abril de 2005 completa, 93 anos que afundo nas águas geladas do Atlântico Norte por volta das 02:20, matando mais de 1.500 pessoas...

10-13 de Abril de 1912.


10 de Abril: O Titanic parti do porto Southampton na Inglaterra. A bordo as pessoas mais ricas do mundo e as mais pobres, na viagem do maior e mais luxuoso navio que ‘’Nem Deus Poderia Afundar’’. Para muitos milionarios e aristocratas, a viagem inaugural do Titanic foi um compromisso obrigatorio, uma oportunidade que nao podiam deixar escapar! Entre os passageiros estavam John Jacob Astor, o coronel Archibald Gracie, Molly Brown, Benjamin Guggenheim, a condesa da Escocia o casal Ed. Duff Gordon e Lucy Gordon o casal e proprietarios das lojas Messys Isador e da Straus o engenheiro do Titanic Thomas Andrews e o diretor da White Star Line, Bruce Ismay, e entre outros.
11 de Abril: O Capitão Smith faz alguns testes de manobrabilidade com o navio. O Titanic baixa âncoras no porto de Queestown, por volta das 11:30 para embarcar mais passageiros o navio, esta aproximadamente 3,2 km da terra firme. As 14:00 o Titanic levanta as ancoras e parte para os EUA, com mais de 2200 pessoas abordo!
12 de Abril: O Titanic percorre 778.75 km com tempo claro e limpo. Para passar o tempo alguns passageiros se divertiam dançando ao som da melhor banda do Atlântico,outros faziam apostas sobre a data de chegada, alem disso o Titanic tinha piscina, ginásio, quarto de jogos, banhos turcos no mais estilo oriental e muito mais. O café em estilo parisiense da 1a era um dos locais mais luxuosos do Titanic, Mas o grande luxo estava no salão principal da 1a, ali uma escadaria que descia dos dois lados dos decks encontravam-se defronte um relogio, toda a escadaria era decorada em ouro, nos mínimos detalhes.Ao final da escadaria ficava o salao de jantar da 1a. Que na noite do dia 12 ocorreu a festa de apresentaçao do capitao E. J. Smith para os passageiros da primeira classe, foi a festa mais luxuosa de toda a viagem.
13 de Abril: Aviso de grandes blocos de gelo é enviado pelo Rappahannock que foi danificado ao atravessar um campo de gelo, o capitão Smith ignora os primeiros avisos sobre os icebergs...

Arquivo do blog

© 2001-2007 Titanic Vip - Globalnic S/A. Todos os direitos reservados.