1 de maio de 2007

Resultados, após o naufrágio do Titanic



Após o acidente, vários efeitos foram sentidos na sociedade e no modo de pensar da época, alguns foram imediatos, outros demoraram mais tempo para serem sentidos. Os principais deles foram: Alteração do curso dos navios: A rota seguida pelo Titanic foi alterada em 176 quilômetros para o sul logo após o acidente, sendo alterada posteriormente para 434 quilômetros ao sul da rota seguida pelo Titanic, aumentando o tempo da viagem em 14 horas. Alteração no número de botes salva-vidas: Embora o Titanic levasse mais botes salva-vidas que o exigido pela lei inglesa, segundo a qual navios de mais de 10,000 toneladas deviam levar no mínimo 16 botes salva-vidas, ficou claro que esta lei devia ser alterada. Em 1914, foi feito um tratado internacional segundo o qual todos os navios deveriam levar botes suficientes para todas as pessoas a bordo, exercícios deveriam ser feitos e a tripulação deveria ser treinada devidamente. Foi também decidido que deveria haver o monitoramento por telegrafo de todos os navios de passageiros, assim como a construção de fundo duplo e compartimentos estanques em todos os navios. Patrulha do Gelo: Logo após o naufrágio, foi iniciado um monitoramento dos icebergs para que sua localização fosse conhecida por todos os botes atravessando o Atlântico do Norte. Posteriormente, no tratado de 1914, foi formada a patrulha do gelo, com a função manter permanentemente este patrulhamento, assim como desenvolver pesquisas sobre o comportamento do gelo em altas latitudes. A Importância do Radio: O uso do telegrafo para ajudar navios em perigo já eram conhecido, e foi novamente demonstrada sua utilidade no acidente do Titanic. Embora somente as pessoas nos botes salva-vidas pudessem ser salvas, se não houvesse telegrafo a bordo, muitos deste não teriam sobrevivido ao período após o naufrágio. As Diferenças Sociais: O naufrágio evidenciou as diferenças sociais da época. Não somente pelos números de sobreviventes das diferentes classe, mas pela forma diferenciada com que foram tratados após chegar em Nova Iorque, quando toda a atenção de voltou para os sobreviventes da primeira classe, ficando os da terceira classe completamente ignorados. Mesmo nas descrições do naufrágio, estes foram vítimas de forte discriminação, sendo apontados como autores de atos de covardia, por tentarem se salvar a todo custo, enquanto que os cavalheiros da primeira classe foram vistos como heróis. Infelizmente demorou ainda muito tempo para que estas desigualdades fossem levadas à sério. As Sufragistas: Talvez um dos movimentos que mais foi abalado pelo naufrágio do Titanic foi o das sufragistas, que demandavam direitos iguais para as mulheres. O fato de que a mulheres e crianças terem sido embarcadas primeiro, e se constituírem na maior parte dos passageiros sobreviventes abalou o movimento, embora as sufragista argumentassem que como foram homens que construíram o Titanic, eles mereceram afundar com ele.

Maio de 1912.



Traduzindo o que está escrito na foto: O julgamento. A Corte decidiu após minucioso trabalho, de acordo com os depoimentos em anexo, que o acidente que levou a perda do Titanic após chocar-se com um iceberg foi a velocidade excessiva. 2 de Maio: É iniciado o inquérito da Câmara do Comércio da Inglaterra. 96 testemunhas são chamadas. O inquérito foi realizado nas dependências do London Scottish Regiment ( Regimento Escocês de Londres ), sob a orientação de Lorde Mersey. O inquérito constou de 26 perguntas, a maioria referente a construção e projeto do navio. A mais polêmica, era a de numero 24, tinha a seguinte formulação: “Qual foi a causa da perda do Titanic e das vidas que disso decorreu? A construção do navio e sua disposição dificultaram a qualquer classe de passageiros, ou a qualquer grupo da tripulação, acesso amplo e total às provisões de segurança existentes? A investigação inglesa ouviu uma série de testemunhos diferentes. Mas nenhum passageiro foi intimado a depor. Os oficiais que sobreviveram ou naufrágio foram todos postos à prova, Lightoller teve que responder a 1.600 perguntas! Ismay e Sanderson, diretores da WSL, fizeram de tudo para convencer a comissão de que os regulamentos haviam sido cumpridos àe que o capitão Smith nao sofreu presão. O inquérito foi encerrado em 3 de julho. O Relatório ficou pronto no dia 30 de julho e não trazia surpresas. O Relatório apontava a velocidade excessiva do Titanic, mas não acusava o capitão Smith por negligência. Bruce Ismay, não sofreu qualquer punição. Rostron, do Carpathia, foi elogiado por sua iniciativa, e Lord, do Californian, considerado culpado por grave negligência, diretamente responsável pela perda de inúmeras vidas que poderia ter salvado. 6 de Maio: A White Star envia o Montmagny, de Sorel, Quebec, para ajudar a procurar por corpos, no local da tragédia. 15 de Maio: O Algerine é enviado para procurar mais corpos. 25 de Maio: É encerrado o inquérito do senado americano, que deve inicio no dia 19 de Abril. O Senador William A. Smith foi o presidente. Foram ouvidas 82 testemunhas. Ninguém foi considerado culpado.

Mapa.


Esse é o mapa do trajeto que o R.M.S. Titanic, estava fazendo em 1912. O ponto vermelho é o ponto do naufragio!

Iceberg.


Foto do iceberg que o Titanic, se choco na noite do dia 14 de Abril de 1912. No dia 16 de Abril, um navio alemão, encontro manchas de tinta vermelha nesse iceberg, o casco do Titanic era vermelho abaixo da linha dágua. Esse foi o iceberg que marco a vida de mais de 2.200 pessoas.

Californian, o navio que assistiu imóvel.


Foto do navio Californian. O navio que assistiu imóvel... Ele poderia ter salvo todas aquelas vidas. O californian estava tão próximo ao Titanic que estava até visível, este navio estava indo de Londres para Boston sob o comando do Capitão Lord. O capitão Lord enviou mensagens para o Titanic porque estavam cercados pelo gelo, o Titanic porem, ignorou estes alertas sobre o perigo que estavam correndo, o Californian parou seus motores das 22:25h até às 05:15h do dia seguinte, quando o Titanic bateu no iceberg alguns oficiais viram luzes próximas de um navio à vapor, mais ou menos naquele horário o Capitão Smith mandou que enviassem foguetes sinalizadores, mas o Californian continuou parado. O 2º oficial Lightoller também viu as luzes e tentou usar a lâmpada de código Morse, mas o Californian não fez nada. O Capitão Lord respondeu porquê eles não fizeram nada no inquérito americano. As 23:00h, os oficiais do Californian em vigia notaram que um navio estava aproximando-se pelo leste, o Capitão Lord mandou a ele um sinal de código Morse, o Titanic não respondeu Capitão Lord então mandou uma mensagem pelo rádio dizendo que eles estavam parados por causa dos grandes blocos de gelo. Então Evans mandou a mensagem, Say old man we are surrounded by ic.. - Diga meu velho estamos cercados pelo ge.. mas foi interrompido pelo Titanic dizendo para ele: ‘Desapareça. Cale-se, que você está interferindo na minha transmissão. Estou me comunicando com Cabo Race.’. recebiam mensagens do operador do Cabo Race, na Terra Nova, destinadas aos passageiros importantes abordo do navio. 30 minutos se passaram e Evans ouvia o Titanic mandando mensagens particulares de passageiros. Então Evans se cansou e às 23:35h desligou seu equipamento e foi dormir. Por esse motivo o Californian não pôde salvar a vida daquelas pessoas a bordo do Titanic.

Carpathia, o navio resgate.


Foto do navio Carpathia. Foi a salvação, o fim da luta pela vida daqueles que ainda tentavam manterem-se vivos. O navio Carpathia da Cunard Line estava a quatro horas do Titanic, o radiotelegrafista do Carpathia contactou o Titanic e ouviu Venham imediatamente. Abaloramos um iceberg. quando ouviu os pedidos de ajuda foi em direção ao local do acidente, estava a 48 milhas, o Carpathia podia desenvolver uma velocidade de 15 nós mas quando souberam do naufrágio os maquinistas fecharam ilegalmente as válvulas que controlam a velocidade para conseguir 18 nós, mesmo assim já era tarde demais, por volta das 5h a.m. o Carpathia chegou ao local e resgatou 20 botes da água.

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