Resultados, após o naufrágio do Titanic
Após o acidente, vários efeitos foram sentidos na sociedade e no modo de pensar da época, alguns foram imediatos, outros demoraram mais tempo para serem sentidos. Os principais deles foram: Alteração do curso dos navios: A rota seguida pelo Titanic foi alterada em 176 quilômetros para o sul logo após o acidente, sendo alterada posteriormente para 434 quilômetros ao sul da rota seguida pelo Titanic, aumentando o tempo da viagem em 14 horas. Alteração no número de botes salva-vidas: Embora o Titanic levasse mais botes salva-vidas que o exigido pela lei inglesa, segundo a qual navios de mais de 10,000 toneladas deviam levar no mínimo 16 botes salva-vidas, ficou claro que esta lei devia ser alterada. Em 1914, foi feito um tratado internacional segundo o qual todos os navios deveriam levar botes suficientes para todas as pessoas a bordo, exercícios deveriam ser feitos e a tripulação deveria ser treinada devidamente. Foi também decidido que deveria haver o monitoramento por telegrafo de todos os navios de passageiros, assim como a construção de fundo duplo e compartimentos estanques em todos os navios. Patrulha do Gelo: Logo após o naufrágio, foi iniciado um monitoramento dos icebergs para que sua localização fosse conhecida por todos os botes atravessando o Atlântico do Norte. Posteriormente, no tratado de 1914, foi formada a patrulha do gelo, com a função manter permanentemente este patrulhamento, assim como desenvolver pesquisas sobre o comportamento do gelo em altas latitudes. A Importância do Radio: O uso do telegrafo para ajudar navios em perigo já eram conhecido, e foi novamente demonstrada sua utilidade no acidente do Titanic. Embora somente as pessoas nos botes salva-vidas pudessem ser salvas, se não houvesse telegrafo a bordo, muitos deste não teriam sobrevivido ao período após o naufrágio. As Diferenças Sociais: O naufrágio evidenciou as diferenças sociais da época. Não somente pelos números de sobreviventes das diferentes classe, mas pela forma diferenciada com que foram tratados após chegar em Nova Iorque, quando toda a atenção de voltou para os sobreviventes da primeira classe, ficando os da terceira classe completamente ignorados. Mesmo nas descrições do naufrágio, estes foram vítimas de forte discriminação, sendo apontados como autores de atos de covardia, por tentarem se salvar a todo custo, enquanto que os cavalheiros da primeira classe foram vistos como heróis. Infelizmente demorou ainda muito tempo para que estas desigualdades fossem levadas à sério. As Sufragistas: Talvez um dos movimentos que mais foi abalado pelo naufrágio do Titanic foi o das sufragistas, que demandavam direitos iguais para as mulheres. O fato de que a mulheres e crianças terem sido embarcadas primeiro, e se constituírem na maior parte dos passageiros sobreviventes abalou o movimento, embora as sufragista argumentassem que como foram homens que construíram o Titanic, eles mereceram afundar com ele.